como funciona as listas de spam (relay access denied) problema blacklist servidor email

Uma boa pratica em servidores de email é usar lista de spammers nas configurações de relay, assim IPs que estão listados nessas listas não podem enviar emails para o SEU servidor de email.

O erro retornado ao enviar um email de um servidor de email o qual consta na lista de spam para um servidor o qual USA essa lista é:
“554 5.7.1” ou “Relay access denied”.

O que ocorre geralmente é que usuários infectados começam a enviar email usando seu servidor de email, assim um servidor de destino pode reportar seu servidor de email como spammer, incluindo assim o IP do seu servidor de email na lista de spammers.
Outro motivo para ser listado nas listas de spammers são usuários de email com senhas fracas, com essa falha algum bot pode ficar testando as senhas do seu servidor de email, quando consegue alguma ele começa a enviar spam usando-o.
Estou levando em consideração que seu servidor de email requer autenticação para envio de emails, caso não use esse recurso, isso pode ser o principal motivo para estar listado nas listas de spam.

Você pode consultar se seu servidor de email esta em alguma lista de SPAM em:
http://www.blacklistalert.org/
coloque o IP do seu servidor no campo “check blacklists” para o site fazer uma pesquisa entre as listas mais usadas.
Os resultados com icones VERDES informam que seu servidor não consta na lista citada, ja os VERMELHOS mostram que seu servidor esta listado na lista.

Para remover seu servidor de uma lista você deve entrar no site da lista e procurar o link “request removal”, não são todas as listas que possuem essa opção, algumas removem o IP automaticamente depois de algum tempo.

Se você quiser saber mais informações sobre outros erros de SMTP consulte:
http://ubuntuone.com/4S790ajqRuQSRkzUPI9wso