dica sudo para ubuntu

Se você é um usuário, que como eu, gosta de executar as tarefas rodadas no terminal como root, para evitar de sempre ter que colocar o comando sudo antes do comando a ser executado, ai vai uma dica simples e valiosa 😉

Ao instalar o ubuntu o próprio sistema se encarrega de criar um usuário, no qual você define o nome e senha, que será o usuário você irá logar no sistema. Esse não tem poderes de root, mas tem poder para usar o sudo.

Mas que diabos é o sudo?
(Super-Do)
sudo é um comando que permite usuários normais do linux rodar aplicativos como se estivessem logados como root, é uma solução interessante para segurança já que as demais tarefas são rodadas como usuário normal, evitando que o usuário execute uma tarefa indesejada acidentalmente ( como por exemplo um rm -rf /* ).
Para ter permissão de executar aplicativos usando o sudo, o usuário deve estar dentro de /etc/sudousers (use o comando visudo para edita-lo).
Se você estiver usando o Ubuntu Linux e quer adicionar mais usuários para a permissão de executar o sudo, basta adicionar o usuário no grupo sudo com o comando
#addgroup USUARIO sudo

A grande dica
Ao logar no Ubuntu você pode abrir um terminal ( alt+F2 e digite xterm ) e alterar a senha do root com o comando:
$sudo passwd
lembrando que quando você digita sudo COMANDO , esse comando será executado como root, então, no exemplo a cima, estamos executando o comando passwd como root ( alterando a senha do root )